terça-feira, 3 de junho de 2014

Nos Poços - Caio Fernando Abreu

Primeiro você cai num poço. 
Mas não é ruim cair num poço assim de repente? 
No começo é. 
Mas você logo começa a curtir as pedras do poço. 
O limo do poço. 
A umidade do poço. 
A água do poço. 
A terra do poço. 
O cheiro do poço. 
O poço do poço. 
Mas não é ruim a gente ir entrando
nos poços dos poços sem fim? 
A gente não sente medo? 
A gente sente um pouco de medo mas não dói. 
A gente não morre? 
A gente morre um pouco em cada poço. 
E não dói? Morrer não dói. 
Morrer é entrar noutra. 
E depois: no fundo do poço 
do poço do poço do poço você vai descobrir quê.
***
Sempre que cometemos atos impensados, 
vamos parar lá... no fundo do poço.
Vênus.

Esse Tal De Ciúmes - Beth Nunes

O ser humano carece de uma 
necessidade igual de amor. 
Nessa busca por vezes incessante, 
deparamo-nos com o ciúme, 
sentimento que aparece nas relações familiares, 
amorosas ou de amizades mesmo.
O ciúme é um sentimento pessoal voltado 
unicamente para quem o sente.
Dizem ser mais comum no sexo feminino 
pelos próprios padrões sociais ou porque 
a mulher não se esconde atrás de máscaras.
Muitas vezes o ciúme é provocado pela insegurança, 
pelo medo de se preservar o que não se quer perder, 
pela baixa auto-estima, pela idolatração 
ou projeção no outro do que se desejaria ser.
Entretanto, o ciúme não começa do nada.
Existe um desenrolar como qualquer outra doença.
Normalmente começa quando falta intimidade, diálogo, reciprocidade, atenção, exclusividade ou outro requisito fundamental em qualquer relacionamento.
O ciúme se manifesta na instabilidade do relacionamento ocasionando dúvidas, vingança, 
raiva, vergonha e medo.
A insegurança na relação amorosa começa por haver um afastamento inexplicável, desculpas por não 
realizarem mais juntos o que era comum, 
desinteresse pela vida do outro, mágoas ou 
a falta de parceria na solução de problemas incomuns.
Essas ações geram uma incoerência de conduta.
”Tudo” está havendo sem que ”Nada” seja esclarecido.
Estar longe dos olhos e carregando no coração vira uma desculpa que na maioria das vezes atordoa sem satisfazer.
É nesse momento que começam as cobranças 
e a imaginação ganha forma e voz.
Gera uma sobrecarga porque o outro por sentir-se 
cobrado e pressionado, afasta-se cada vez mais .
Surge a culpa e a tentativa de controlar o fracasso 
na busca desenfreada de uma reaproximação.
A insegurança traz o medo do abandono
e um aumento da carência afetiva.
O ciúme gera um descontrole entre a realidade e a fantasia.
Impõe investigações na vida do outro, vigiando, vasculhando, surpreendendo ou recriminando atitudes que seriam racionalmente compreensíveis.
Em alguns casos, o ciúme não é efeito fantasioso. 
Ele é o alerta de que a relação está minando. 
E se há influência de terceira pessoa foi o vácuo deixado pelo descaso do outro.
Acredito ainda que se esta relação é vivida com 
intensidade e amor e os dois desejam recuperá-la 
é possível torná-la saudável.
Quem ama nunca deixa o outro chegar 
à condição de desespero.
Não deixa o outro estimular a fantasia 
em respostas que não encontra.
Todos suportam a verdade. 
O que não é suportável é o caminho usado 
pela mentira até atingir a verdade.
Quando o ciúme é o leme, é preciso admitir 
que a relação está doente. 
É preciso falar o que aflige.
É preciso ouvir e se colocar no lugar do outro.
É preciso mostrar a importância 
desta relação para cada um.
Não basta parecer honesto.
Urge se fazer honesto.
Cada relação afetiva é como uma plantinha.
 Carece de cuidados, carinho e atenção.
Carece de demonstrações de amor para 
que seja uma vida dupla..
Ou será uma relação vivida apenas por um...

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Meu Coração Reclama - Roseli Mesquita

Ah!... essa distância cortante,
Cenário destes dias.
Um temporal de desejos,
Avalanches de saudades.
Manifesto minhas vontades,
Que arde...
Sinto teu corpo.
Tua ausência é meu tormento!
O espaço nos separa.
Divago, divago e vago
Suspirando na madrugada
Que sufoca meu coração
Estamos distantes.
Ouço tua voz
Neste longo momento,
Minha alma tem frio.
Na distância angustiante,
O silêncio tomou teu lugar.
Vivo com a dor da saudade
E meu coração reclama.

Virtual - L.P.V.

Beijo você através da tela
Sinto sua pele num toque
Pelas ondas virtuais
E assim meu abraço está 
Entre espaços cibernéticos
Espalhados pelo mundo...
Através desse mundo (virtual)

domingo, 1 de junho de 2014

Meu Reflexo - Bete Nunes

Todo instante que ficamos tristes nos impomos 
uma mudança.
Não percebemos que NÃO podemos nos mudar 
e sim mudar DETALHES da nossa vida.
O olhar para trás em nada faz feliz.
Ficamos remoendo e justificando o que NÃO foi, 
o que NÃO deu certo ou o que NÃO realizamos.
Muitas pessoas a quem amamos NÃO 
nos retribuíram como gostaríamos 
mas continuamos a amá-las.
NÃO podemos mudá-las para 
que sejam como desejamos.
Devemos mudar o modo como as vemos, 
respeitando suas maneiras de ser se
desejarmos continuar ao lado delas.
Talvez tenhamos que abrir mão de um sonho.
Mas a vida é real e precisa seguir seu rumo.
Responsabilizamos pessoas pela nossa infelicidade 
ou tristeza, pelo que NÃO acontece, 
pelo que NÃO recebemos,
pelo que NÃO encontramos, 
pelo NÃO... NÃO...
O momento real NÃO é vivido. 
Apenas o momento esperado.
Que NÃO chega !!!..
Damos somente importância ao que NÃO ouvimos,
ao que NÃO lemos ou ao que NÃO vivemos.
E com isso nada nos satisfaz ou dá prazer.
NÃO cantamos, NÃO sorrimos
e sequer compartilhamos felicidade.
O ontem NÃO muda.
NÃO pode ser modificado de acordo 
com nossos anseios.
O hoje está vindo numa velocidade tão violenta
que é preciso apertar os passos.
Eles NÃO podem ficar pra trás.
O ontem tem que ser uma conquista presente
para que continue a ser lembrado.
O ontem NÃO pode significar nunca mais
mas é preciso ir em frente para que 
possamos ser seguidos.
É duro agüentar um “NÃO quero saber de você”, 
“NÃO dá mais pra continuar”, “NÃO te amo”. 
Nesse caso, em vez da ‘paixão amorosa’ murchar, 
geralmente ela se transforma em ‘paixão louca’, 
aumentando assim a probabilidade de vir a ser trágica.
A felicidade NÃO é lembrança, é persistência.
A felicidade NÃO é sonho, é caminho,
vinculado a possibilidades e oportunidades.
NÃO é pensamento, é ação.
NÃO é desejo, é meta.
NÃO é aceitação, é prioridade.
O uso de uma linguagem negativa normalmente
provoca o comportamento que se quer evitar.
Muitas pessoas querendo nos ajudar, 
enfatizam o que NÃO devemos fazer.
O que acontece? 
Aguçam nossa atenção.
Um exemplo clássico é: 
Se quiser emagrecer 
Não coma doces.
Enaltecemos exatamente o que criticamos 
e isso gera uma ansiedade maior.
As afirmativas nas nossas vidas 
devem ser prioridades.
As atitudes NÃO podem ser,
ATÉ QUEM SABE...